Branca de Neve e o justiceiro social dos anões
A Disney conseguiu fazer um filme que não agrada nem a direita e nem a esquerda.
Branca de Neve, a nova adaptação da Disney para o cinema do conto de fadas dos Irmãos Grimm, estreiou nos cinemas brasileiros nessa quinta-feira (20). E a Disney está de parabéns, porque conseguiu fazer um filme que não agrada nem a direita e nem a esquerda. Isso muito embora, segundo a BBC, “é o mais próximo que um filme de princesa da Disney já chegou de parafrasear o Manifesto Comunista”. Curioso rumo que os herdeiros estão dando à empresa herdada de um anti-comunista. Walt Disney deve estar se revirando no túmulo…
Dentre as polêmicas em torno do novo filme, que geram mais comentários do que o enredo dele, uma me chamou a atenção: talvez você conheça Peter Dinklage, ator que ficou famoso por interpretar Tyrion Lannister na série Game of Thrones, mas que também teve outros papeis em vários filmes e séries.
Pois bem, enquanto o filme Branca de Neve ainda estava sendo produzido, Peter Dinklage criticou os papeis dos anões, o que deu início a discussões sobre estereótipos e a maneira como pessoas com nanismo são retratadas no cinema.
Resultado? A Disney manteve os anões na história, mas os fez com computação gráfica.
O que os “ofendidinhos” conseguiram com isso, no final das contas? Desempregar sete atores. Sete atores que poderiam ter um nome pesado como o da Disney no currículo. E esse poderia ser só o primeiro filme de muitos para eles. Garanto que se a Disney abrisse seleção para esses papeis não faltariam atores interessados e nem um pouco ofendidos em fazê-los.
Mas vejo mais um detalhe aí: enquanto Peter Dinklage posa de virtuoso defensor dos interesses dos atores anões, ele teve a oportunidade de fazer Game of Thrones e muitos outros filmes e séries, ele é um ator anão destacado. Seria do interesse dele negar uma grande oportunidade a sete atores anões que poderiam se tornar sete novos concorrentes?
Será que algum dia, quando Peter Dinklage se aposentar, teremos atores destacados como ele fazendo papeis de anões em filmes? Isso, só o futuro nos dirá. O que poderemos afirmar de certeza é que nenhum deles atuou na Branca de Neve de 2025.
Como diz o ditado, “o caminho para o inferno está pavimentado com boas intenções”. Cuidado com esses “justiceiros sociais”…